Moradores do Faina denunciam caos no fornecimento de água
Moradores de FAINA-GO, estão há meses sem receber água em suas residências

Moradores de Faina, cidade distante 58 km de Itapuranga, denunciam verdadeiro caos no sistema de saneamento do município. Segundo relatos de pessoas que vivem na região, a cidade enfrenta problemas recorrentes em relação ao abastecimento e fornecimento de água, o que tem apenas piorado ao longo dos últimos meses de 2022.
“Têm moradores que estão há meses sem receber água em suas residências. Além disso, análises de amostras da água consumida na nossa cidade mostram a existência de infecções. Há, inclusive, histórico de crianças com dor de barriga devido a essa situação”, narra um morador do município à reportagem do Jornal Impacto Xixá.
Segundo apurou a reportagem, é normal a cidade ficar vários dias sem abastecimento quando ocorre algum problema ou quando a turbidez da água do rio da região está muito elevada. Vale destacar que Faina é um dos poucos municípios de Goiás cujo sistema de saneamento não é gerido pela Saneago, estatal responsável pelo serviço em grande parte do Estado. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsabilidade do próprio município, é quem assume a demanda na cidade.
Além da suposta má administração dos recursos hídricos locais, a cidade também contaria com um lençol freático pobre, o que dificultaria ainda mais o fornecimento de água.
As tratativas para que a responsabilidade do saneamento em Faina fosse repassada para a Saneago chegaram a acontecer em 2017, quando o então prefeito Tiago Pedra Grande se reuniu com a Superintendência de Expansão e Concessão da estatal para debater o tema.
À época, houve a realização de investimentos no setor que chegaram a aproximadamente R$ 380 mil, incluindo a instalação de um floco decantador, filtros novos e tubulações novas de captação. No entanto, de 2021 para cá, moradores relatam que o valor da tarifa aumentou em mais de 60% à medida que os investimentos pararam de acontecer, deixando o fornecimento de água mais uma vez seriamente comprometido.
Vale destacar que as tratativas para passar a responsabilidade do serviço para a Saneago ainda não prosperaram e o sistema de abastecimento da cidade continua enfrentando graves problemas nas mãos da SAAE, enquanto a população sofre com a falta de água e os problemas recorrentes.
Boa tarde até hoje temos problema com a falta de água.
A água só vem de noite e não tem força pra subir na caixa e muito suja e com odores nós moradores de faina estamos pedindo socorro não aguentamos mais.
Água sim….