Goiás está entre os três estados com mais mortes por dengue em 2021

Goiás figura entre os três estados brasileiros que mais registraram mortes por dengue em 2021. Foram 20 óbitos pela doença desde o início do ano. As informações estão no volume 42 do boletim epidemiológico “Monitoramento dos casos de arboviroses urbanas causados por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes”, do Ministério da Saúde.
Além disso, Goiás também aparece em segundo lugar entre os estados que mais registraram casos de dengue em 2021. Segundo o governo federal, desde o início do ano, foram confirmados 45.531 casos da doença no território goiano.
Goiás só perde apenas para São Paulo. Para se ter uma ideia, a média goiana é quase três vezes superior à nacional, que fica em 232 casos a cada 100 mil habitantes.
Diante do cenário apresentado, e principalmente com o início da temporada de chuvas em Goiás, a população deve estar alerta para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya.
Para isso, as autoridades de saúde orientam a população a eliminar objetos e fazer a manutenção de locais com potencial para se tornarem focos de água parada, o que contribui para a reprodução do mosquito.



